O Conselho da Justiça Federal (CJF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) optaram por adiar o ponto facultativo do dia 28 para 31 de outubro, garantindo assim um feriadão prolongado para juízes e servidores da justiça federal e dos Tribunais Superiores. Essa decisão leva em consideração a concessão do dia de folga tanto no dia 1º quanto no dia 2 de novembro, feriados de Finados.
Em alguns estados, como Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Goiás, Paraíba e Tocantins, a folga foi adiada para o dia 1º de novembro. Já em Mato Grosso do Sul, o ponto facultativo foi transferido para o dia 14 do mesmo mês, véspera do feriado de Proclamação da República. No Ceará, a comemoração foi antecipada para a última segunda-feira (21), coincidindo com o segundo turno das eleições municipais.
Essa prática de alterar o ponto facultativo do Dia do Servidor Público com o intuito de prolongar os feriados no final do ano é recorrente entre os governos estaduais e municipais, principalmente próximo às eleições. Em 2022, pelo menos 18 estados realizaram essa mudança para evitar a abstenção no segundo turno das eleições presidenciais.
O Dia do Servidor Público foi instituído em 1937, durante o governo de Getúlio Vargas, como forma de homenagear e reconhecer a categoria. Além do Brasil, outros países como México e Estados Unidos também dedicam dias do ano para celebrar e valorizar o trabalho dos profissionais do setor público.