A decisão de utilizar uma nova aeronave para o resgate dos brasileiros se deu devido à grande demanda de pessoas que precisam deixar o país em meio à crise humanitária. A primeira aeronave enviada pela FAB já resgatou mais de cem brasileiros, mas ainda há muitos aguardando para retornar ao Brasil.
Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, mais de mil brasileiros estão cadastrados para deixar o Líbano. A situação é preocupante, já que muitos cidadãos brasileiros estão enfrentando dificuldades para conseguir garantir um lugar nos voos de retorno.
A FAB está atuando em conjunto com as autoridades locais e com o Consulado Brasileiro no Líbano para agilizar o processo de resgate dos brasileiros. A nova aeronave enviada para o país proporcionará um maior número de voos e, consequentemente, mais pessoas poderão ser resgatadas e trazidas de volta ao Brasil.
O governo brasileiro tem realizado um esforço conjunto para auxiliar os brasileiros que se encontram no Líbano. Além do resgate por via aérea, também estão sendo disponibilizados recursos e informações para aqueles que precisam de assistência médica, abrigo e alimentação.
A expectativa é que todos os brasileiros que desejam retornar ao Brasil sejam resgatados o mais breve possível. A FAB continua monitorando a situação no Líbano e trabalhando para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos brasileiros que se encontram no país.