Operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro desmantela quadrilha milionária de roubo de veículos em ação internacional.

Na manhã desta terça-feira (15), uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro resultou na prisão de 11 pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha especializada em roubos e furtos de veículos. De acordo com as investigações, o grupo atuava desmontando os automóveis para posterior venda das peças, movimentando mais de R$ 30 milhões em apenas um ano.

As equipes policiais realizaram a operação em diferentes comunidades, como o Complexo da Maré, na zona norte do Rio, e nas localidades de Guacha, Gogó da Ema e Santa Tereza, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Além disso, a ação se estendeu para as cidades de São Paulo, Criciúma (SC), Goiânia (GO) e Guanambi (BA).

O líder da quadrilha, Geonário Fernandes Pereira Moreno, conhecido como Genaro e vinculado ao Terceiro Comando Puro (TCP), faleceu durante uma operação da Polícia Militar em setembro passado. Ele era apontado como o chefe do tráfico na região e estava sendo investigado por liderar roubos de cargas em diversas rodovias.

A investigação revelou que o esquema criminoso contava com uma estrutura complexa para roubo, furto, receptação e desmontagem de veículos, sendo responsável pela desmontagem de cerca de 80 automóveis roubados ou furtados semanalmente. Os veículos eram levados para as comunidades dominadas pelo TCP, onde eram desmontados e as peças armazenadas em depósitos registrados em nome de terceiros.

Posteriormente, as peças eram enviadas para São Paulo e distribuídas para Goiás, Santa Catarina e Bahia, sendo comercializadas em ferros-velhos e lojas de autopeças, abastecendo o mercado clandestino. A operação faz parte da Operação Torniquete da Polícia Civil do Rio, que tem como objetivo reprimir roubos, furtos e receptação de cargas e veículos.

A Polícia continua as diligências para localizar e prender outros envolvidos no esquema, que atualmente estão foragidos da Justiça. O combate a organizações criminosas que atuam nesse ramo é essencial para a segurança e tranquilidade da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo