De acordo com informações do Corpo de Bombeiros local, já foram contabilizados 139 incêndios florestais no Estado apenas neste sábado. No dia anterior, 333 focos de incêndio foram controlados, evidenciando a gravidade da situação. Atualmente, existem 60 ocorrências de fogo em vegetação sendo combatidas em território fluminense, com cerca de 1,1 mil militares mobilizados para o combate às chamas. Desde o início do ano, mais de 16,5 mil ocorrências de incêndios florestais já foram registradas.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou, via satélite, 109 focos de incêndio apenas na última sexta-feira, marcando a pior medição de setembro até o momento. Com o acumulado do ano, 2024 já se configura como o pior ano em sete anos no que diz respeito aos incêndios florestais, demonstrando a gravidade da situação.
As altas temperaturas e o tempo seco têm contribuído para a propagação dos incêndios, que ameaçam a flora e a fauna da região. O fechamento dos parques estaduais visa garantir a segurança dos frequentadores e evitar que as chamas se alastrem ainda mais. O trabalho das equipes de combate ao fogo é fundamental nesse momento de crise ambiental.