Onda de calor intensa atingirá o Brasil na última semana do inverno, com temperaturas acima de 42ºC em algumas regiões.

A última semana do inverno será marcada por uma onda de calor que vai atingir a maior parte do país. De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas localidades podem registrar temperaturas acima de 42ºC a partir de sexta-feira (22). As áreas mais afetadas serão Centro-Oeste, Norte e interior de São Paulo, onde a capital paulista pode chegar a marcar mais de 35ºC no final da semana.

Nesta segunda-feira (18), o Inmet emitiu um alerta de perigo da onda de calor, que valerá até as 18h de sexta-feira. Esse aviso é acionado quando as temperaturas máximas excedem em pelo menos 5ºC a média histórica do período. O instituto ressalta que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno e não aos desvios de temperatura em si. O aviso será reavaliado diariamente.

Além das altas temperaturas, a onda de calor também trará baixos índices de umidade relativa do ar, aumentando a probabilidade de queimadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que ainda estão no período de seca. Essa combinação de fatores se deve ao tempo seco e a queda da pressão atmosférica, que dificultam a formação de nebulosidade e impedem o avanço das frentes frias.

É importante ressaltar os cuidados necessários diante de temperaturas tão altas. Qualquer pessoa está sujeita a sofrer os impactos do calor, mas crianças, idosos, pessoas acamadas, doentes crônicos e gestantes são mais vulneráveis. É recomendado consumir bastante água e líquidos, buscar locais frescos e com sombra, evitar a prática de exercícios físicos nos horários mais quentes, usar roupas leves e ficar atento ao estado de saúde dos idosos com problemas cardíacos, pulmonares e renais.

A exposição prolongada ao calor extremo pode levar à exaustão por calor e até mesmo à insolação, com sintomas como tontura, dor de cabeça, transpiração excessiva e fadiga. Em casos extremos, pode ocorrer falência de órgãos e até mesmo morte. Portanto, é fundamental buscar ajuda médica em situações de mal-estar intenso.

Com o fim do inverno no próximo sábado (23) e a chegada da primavera, é necessário redobrar os cuidados com a saúde diante das altas temperaturas previstas para os próximos dias. Seguir as recomendações de hidratação, evitar a exposição excessiva ao sol e procurar um local fresco e arejado são medidas essenciais para manter a saúde em meio à onda de calor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo