Cometa C2023 A3 (Tsuchinshan-Atlas) Passará Próximo da Terra: O Cometa do Século Poderá Ser Observado no Hemisfério Sul a Partir de Setembro

O Cometa C2023 A3 (Tsuchinshan-Atlas), popularmente chamado de Cometa do Século, está despertando a curiosidade dos amantes da astronomia no Hemisfério Sul. Descoberto no início de 2023 pelo Observatório Astronômico Zijinshan, o cometa promete uma passagem pela Terra com grande luminosidade, sendo comparado ao icônico Hale-Bopp, que brilhou nos céus em 1997.

Segundo os especialistas, desde agosto até a última semana de setembro, o cometa estará muito próximo do Sol, o que dificultará a sua observação devido ao brilho intenso da estrela central do Sistema Solar. No entanto, a partir do dia 22 de setembro, o cometa deve se tornar visível ao amanhecer, possibilitando sua visualização logo após o pôr do sol nas semanas seguintes.

O periélio, momento de maior proximidade do cometa ao Sol, está previsto para 27 de setembro, a uma distância de aproximadamente 58,5 milhões de quilômetros da Terra. Já a máxima aproximação do cometa com nosso planeta ocorrerá em 13 de outubro, a cerca de 70,7 milhões de quilômetros de distância.

Os observadores interessados em acompanhar o espetáculo celeste deverão dirigir seus olhares para o horizonte oeste, seguindo as instruções do astrônomo Filipe Monteiro, do Observatório Nacional. De acordo com Monteiro, o cometa transitará pelas constelações de Virgem em setembro e Serpente e Ofiúco em outubro, sendo possível avistá-lo com a ajuda de binóculos ou telescópios, caso a luminosidade não seja suficiente para a observação a olho nu.

Com uma magnitude prevista de até -3, o Cometa C2023 A3 promete brilhar intensamente nos céus, podendo se tornar um dos objetos celestes mais impressionantes do século. A observação do Cometa do Século já está registrada no guia de principais fenômenos astronômicos da UFRJ, permitindo aos entusiastas acompanharem não apenas o cometa, mas também outros eventos astronômicos como eclipses, aproximação de planetas e chuvas de meteoros.

Em meio à imensidão do universo, a passagem do Cometa C2023 A3 é uma oportunidade única para apreciar a beleza e grandiosidade do cosmos, conectando-nos com os mistérios que habitam as estrelas e planetas que compõem o vasto céu noturno. Aproveite essa oportunidade e desfrute do espetáculo que a natureza nos presenteia com o Cometa do Século.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo