Com uma base de seguidores de 4,2 milhões no Instagram, Luisa Mell recebera do partido o número fácil de decorar 4444, como estratégia para aumentar sua visibilidade e, consequentemente, sua votação. No entanto, o Portal do TSE informou que sua candidatura está “inapta”, evidenciando o desgaste político que a ativista enfrentou.
A desistência de Luisa foi protocolada no dia 5 de agosto, com o Tribunal Superior Eleitoral registrando o recebimento do pedido no dia 15 e homologando a decisão no dia 19. Essa reviravolta na corrida eleitoral pegou a todos de surpresa, levantando questionamentos sobre os motivos que levaram a ativista a abrir mão de sua candidatura.
A presença de Luisa Mell no cenário político poderia trazer novos debates e perspectivas para as questões ambientais e de proteção animal, áreas em que ela atua com destaque. No entanto, a decisão de não concorrer nas eleições deste ano mudou o rumo de sua trajetória e deixou em aberto o que o futuro reserva para a ativista. O impacto dessa desistência nas eleições municipais de São Paulo ainda é uma incógnita, mas certamente marcará a trajetória política de Luisa Mell e do partido União Brasil.