Roubos na região central de São Paulo apresentam queda de 31% em relação ao mesmo período do ano passado

Na região central da capital paulista, o número de roubos apresentou uma queda significativa de 31% na semana de 4 a 10 de setembro em comparação ao mesmo período do ano passado. Essa redução marca a 23ª semana consecutiva de declínio no número de roubos nos bairros do Campos Elíseos e da Santa Cecília, que englobam o 03º e 77º Distritos Policiais. Em termos absolutos, houve uma diminuição de 139 para 96 registros de roubos.

Essa queda nos roubos tem sido observada desde a implementação do monitor do Sistema da Cracolândia, que ocorreu no final de março deste ano. Desde então, o número de roubos diminuiu em 49%, passando de 190 para 96.

Além dos roubos, os furtos também apresentaram uma redução. Na primeira semana de setembro deste ano, houve uma diminuição de 6% nos furtos em comparação com o mesmo período do ano passado, passando de 240 para 225 casos. Em relação à última semana de março, essa queda foi de 28%, indo de 311 para 225 boletins de ocorrência relacionados a furtos.

Essa tendência de queda nos crimes se manteve ao longo dos últimos meses. No mês de agosto, houve uma redução de 7,1% nos furtos e de 15,9% nos roubos em comparação ao mesmo período do ano passado. Em abril, os furtos caíram 19,1% e os roubos 8,1%. Já em maio, foram registradas quedas de 22,6% e 20,3% nos furtos e roubos, respectivamente. No mês de junho, os furtos diminuíram 0,6% e os roubos 14,4%. Em julho, houve um aumento de 2,6% nos furtos, porém os roubos continuaram a cair, apresentando uma redução de 27,2%.

Durante a semana de 4 a 10 de setembro, 39 pessoas foram presas em flagrante por diversos crimes, incluindo roubos e furtos. Além disso, três indivíduos procurados pela Justiça foram capturados.

Esses números positivos são resultado dos esforços do governo estadual em melhorar a segurança na região central de São Paulo. A Polícia Militar reforçou o policiamento ostensivo, com mais de 120 policiais diariamente nas ruas. Já a Polícia Civil intensificou as investigações para prender os grandes traficantes responsáveis pelo abastecimento da Cracolândia.

Em operações recentes, denominadas AC35 e Resgate, a Polícia Civil prendeu 11 pessoas na região da Cracolândia. As prisões foram realizadas por associação, tráfico de drogas, tentativa de homicídios e porte ilegal de arma. R$ 22,8 mil em espécie, mais de 1.4 mil porções de drogas, celulares e utensílios utilizados no preparo dos entorpecentes foram apreendidos durante essas operações.

Esses resultados positivos indicam que as ações de recuperação do centro de São Paulo têm alcançado sucesso na redução dos índices de criminalidade na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo