Essa parceria estratégia com a Latam fez com que a Voepass se tornasse a quarta maior companhia aérea do Brasil em participação de mercado. De acordo com dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a Voepass detém aproximadamente 0,6% da participação de mercado, ficando atrás apenas das gigantes Azul, Latam e Gol, que juntas representam mais de 99% da demanda do setor.
Anteriormente conhecida como Passaredo, a empresa adquiriu 100% do controle societário da MAP Linhas Aéreas em 2019, buscando expandir suas operações no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Atualmente, a Voepass conta com uma frota de 15 aeronaves da empresa franco-italiana ATR, viajando para 40 destinos em todo o país.
Os aviões da Voepass são todos modelos turboélices de médio porte da ATR, adequados para voos regionais em rotas domésticas. Essa escolha de aeronaves demonstra o foco da companhia em atender locais com infraestrutura menos sofisticada, levando o transporte aéreo a regiões mais remotas do Brasil.
A queda do avião da Voepass é um triste episódio que levanta questões sobre a segurança no setor aéreo e a importância dos acordos de codeshare para oferecer uma maior gama de opções de voos aos passageiros.