O aumento da relevância das guardas municipais no Brasil tem sido evidenciado através de uma série de reportagens da imprensa, como mostrado em matérias da Folha. Essas instituições se expandiram para 26% dos municípios do país e têm ganhado novas atribuições, inclusive com agentes armados em alguns casos, o que gera debates entre especialistas.
O lobby em prol do reforço das guardas municipais também tem influenciado o Congresso, com a defesa de uma proposta de emenda à Constituição. Esse movimento alimenta o debate sobre o papel que as cidades, estados e a União devem ter na segurança pública, pautando as discussões no âmbito eleitoral.
No episódio mais recente do programa Café da Manhã, a repórter Raquel Lopes, da Folha em Brasília, explica como se deu o fortalecimento das guardas municipais no Brasil. Além disso, Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, discute as atribuições de cada ente nessa área e analisa como essa temática influencia as eleições municipais deste ano.
O Café da Manhã, disponibilizado diariamente no Spotify, é apresentado pelos jornalistas Gustavo Simon e Thaísa Oliveira, com produção de Carolina Moraes, Laura Lewer e Lucas Monteiro, e edição de som por Thomé Granemann. O programa aborda temas relevantes da atualidade, como a segurança pública, trazendo informações e análises de especialistas para enriquecer o debate em torno dessa questão que tanto preocupa os cidadãos brasileiros.