O Jumpai, desenvolvido por alunos da Etec, é um jogo inclusivo para pessoas com mobilidade reduzida, que utiliza inteligência artificial para interpretar movimentos oculares e comandar as ações do personagem do game. Já o aplicativo Osiris, criado pelos alunos da Fatec Registro, busca integrar plantas alimentícias não convencionais (Pancs) na alimentação da população, promovendo diversidade e aproveitando o potencial nutricional desses alimentos.
Na cerimônia de premiação, a diretora do Centro Paula Souza (CPS), Lucília Guerra, ressaltou a importância da parceria com a Intel e como isso contribui para oferecer aos alunos práticas alinhadas com as atualizações tecnológicas, ampliando seus horizontes para além da sala de aula.
A competição Intel® AI Global Impact Festival desafia os participantes a apresentarem soluções inovadoras que causem um impacto positivo nas comunidades. Os projetos vencedores deste ano destacaram-se por promover a inclusão e o impacto social por meio da tecnologia.
Além dos projetos brasileiros, a América Latina também foi representada por propostas da Argentina, México e Costa Rica. A competição global contou com participantes de diversos países, como Estados Unidos, Polônia, Malásia, Singapura, entre outros.
Em meio às conquistas dos alunos, a Intel reafirmou seu compromisso em democratizar a inteligência artificial e celebrar a próxima geração de inovadores que têm o potencial de mudar o mundo. O Intel® AI Global Impact Festival é apenas um dos eventos que integram o Intel® Digital Readiness Program, capacitando o público a usar a tecnologia de forma eficaz.
A vitória dos estudantes da Etec e da Fatec mostra o talento e a capacidade dos jovens brasileiros de se destacarem em competições internacionais, demonstrando que o país tem muito a contribuir no cenário da inteligência artificial e da inovação tecnológica.