Hacker USDoD é preso em Belo Horizonte pela Polícia Federal por invadir sistemas e vender dados sensíveis online.

Na manhã desta quarta-feira, 16 de março, a Polícia Federal realizou a prisão do hacker conhecido como USDoD, em Belo Horizonte. O indivíduo estava sendo investigado por invadir os sistemas da corporação e por duas vezes ter anunciado a venda dos dados roubados. De acordo com as informações divulgadas pela PF, o hacker se identifica pela sigla do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e chegou a afirmar nas redes sociais que foi o responsável pela divulgação de dados sensíveis de 80 mil membros da InfraGard, uma parceria entre o FBI e entidades privadas de infraestrutura crítica dos EUA.

A ação que resultou na prisão do hacker faz parte da Operação Data Breach, que também incluiu a busca e apreensão na residência do investigado em Belo Horizonte. Os investigadores apontam que o hacker será responsabilizado pelo crime de invasão de dispositivo informático, qualificado pela obtenção de informações, com agravante pela comercialização dos dados obtidos. A Polícia Federal ressaltou ainda que pretende identificar outras possíveis invasões cometidas pelo indivíduo.

Segundo as autoridades, o hacker preso teria feito publicações, tanto em maio de 2020 quanto em fevereiro de 2022, anunciando a venda de dados roubados da corporação. Ele é conhecido por ser um “ator malicioso responsável pelo vazamento de grandes bases de dados de informações pessoais”, incluindo dados da Airbus e da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

O próprio nome da operação, Data Breach, traz a ideia de ataques que resultam em vazamentos de informações confidenciais. Durante um Data Breach, a segurança de dados é violada e as informações acabam caindo em mãos de indivíduos mal-intencionados, como explicou a corporação. Esse tipo de incidente é mais comum em ataques cibernéticos, nos quais hackers utilizam técnicas avançadas para invadir sistemas de armazenamento de dados e roubar informações valiosas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo