A Senacon emitiu uma notificação para a empresa exigindo esclarecimentos sobre os pagamentos de indenizações aos consumidores afetados por apagões anteriores, ocorridos em novembro de 2023 e março de 2024. A intenção é verificar se as indenizações foram pagas, quantas pessoas foram beneficiadas e qual o valor total das compensações. Além disso, a Secretaria questionou a Enel sobre as medidas preventivas adotadas para evitar problemas em futuros temporais, diante do alerta da Defesa Civil para um novo temporal previsto para este fim de semana.
Na segunda-feira passada, a Senacon já havia solicitado à Enel a elaboração de um plano emergencial para restabelecer o fornecimento de energia na capital paulista. A empresa também foi questionada sobre a divulgação de canais de atendimento aos consumidores afetados, a quantidade exata de pessoas sem energia e a realização de um diagnóstico detalhado da interrupção do serviço em São Paulo.
As fortes chuvas e ventos que atingiram o estado resultaram em sete mortes, quedas de árvores e cerca de dois milhões de consumidores sem energia elétrica. Além disso, a Senacon anunciou que enviará um comunicado à prefeitura de São Paulo, solicitando medidas para a poda de árvores, cabeamento interno e soluções para restabelecer o fornecimento de energia de forma mais ágil.
Até o momento, a Enel não se pronunciou sobre a notificação da Senacon. A situação continua sendo acompanhada de perto pelas autoridades para garantir a segurança e o bem-estar dos consumidores afetados.