O primeiro caso é de um homem de 45 anos, que começou a apresentar sintomas no dia 9 de setembro. Já o segundo caso é de uma mulher de 61 anos, que manifestou os primeiros sinais da doença em 11 de setembro. Ambos pacientes se recuperaram da Covid-19 após apresentarem sintomas leves, semelhantes aos de um resfriado comum.
O Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da Secretaria de Saúde monitora indicadores precoces, como a incidência de sintomas gripais e a demanda por leitos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais. O acompanhamento desses índices permite antecipar variações no número de casos da doença, possibilitando uma resposta mais ágil e eficaz por parte das autoridades de saúde.
A identificação das novas variantes do vírus Sars-CoV-2 é fundamental para o controle da pandemia, uma vez que algumas mutações podem tornar o vírus mais transmissível ou mais resistente a vacinas e tratamentos. Por isso, a vigilância genômica e o monitoramento constante das linhagens do vírus são estratégias essenciais para a prevenção e controle da Covid-19.