O projeto faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. De acordo com as informações, 86% do investimento total será proveniente de aporte público, dividido igualmente entre os governos federal e estadual.
Atualmente, o projeto encontra-se na fase de audiências públicas para a publicação do edital. O governador afirmou que o pregão está previsto para este ano, com início das obras em 2025. Estima-se que mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando barcos de pequeno porte e balsas, além de 7.700 ciclistas e 7.600 pedestres.
O túnel terá 870 metros de extensão e será instalado embaixo do mar, com uma profundidade de 21 metros, sendo o primeiro do tipo na América Latina. A estrutura será composta por seis módulos de concreto pré-moldados, que serão construídos em uma doca seca e depois transportados até o local onde serão instalados no fundo do leito oceânico.
O trecho ligará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. Com a implementação do projeto, a travessia entre Santos e Guarujá poderá ser feita em menos de cinco minutos, sem os obstáculos causados por neblinas, ressacas ou navios no Porto de Santos. A PPP terá duração de 30 anos, e a futura empresa será responsável pela construção, operação e manutenção da estrutura, com cobrança de tarifa de acesso ao túnel.