Com formação em arquitetura e urbanismo, Falzoni iniciou sua trajetória no cicloativismo em 1966, tornando-se uma figura proeminente nessa área ao longo das décadas. Em sua primeira tentativa eleitoral, conseguiu ser bem-sucedida, conquistando assim a oportunidade de representar sua comunidade no âmbito legislativo municipal.
Como vereadora, a nova integrante do cenário político paulistano pretende intensificar o debate em torno de políticas públicas direcionadas aos pedestres e ciclistas. Entre suas propostas, destaca-se a implementação de novas ciclovias e ciclofaixas na cidade, mudanças na arquitetura urbana para favorecer os deslocamentos a pé e estímulo ao transporte público coletivo.
Em declaração à imprensa, Falzoni ressaltou a importância de repensar a mobilidade na capital paulista, visando oferecer mais qualidade de vida aos cidadãos, reduzir o tempo gasto no trânsito, promover a saúde e combater os efeitos das mudanças climáticas. Uma de suas metas é ampliar a malha cicloviária da cidade em mais 400 km nos próximos quatro anos, além de pleitear a tarifa zero nos ônibus e reestruturar o modelo de financiamento do transporte público coletivo.
No que diz respeito ao trânsito, a vereadora eleita propõe a redução das velocidades máximas permitidas na cidade e a implementação do programa Visão Zero, com a meta de reduzir em 50% as mortes e lesões até 2028. Além disso, ela também defende ações para lidar com os efeitos das mudanças climáticas, como a criação de programas de arborização, hortas urbanas, novos parques e a renaturalização de rios e córregos na metrópole.
Com uma história marcada por sua dedicação à mobilidade urbana sustentável, Renata Falzoni promete ser uma voz ativa na Câmara Municipal de São Paulo, buscando implementar medidas que contribuam para transformar a cidade em um lugar mais seguro, saudável e equitativo para todos os seus habitantes.