A aeronave decolou de Lisboa, em Portugal, no início da manhã, dando início a essa complexa missão de trazer de volta ao Brasil centenas de brasileiros e seus familiares que estavam no território libanês. A primeira fase da operação tem como objetivo repatriar cerca de 220 pessoas, com a expectativa de alcançar até 500 indivíduos por semana.
O Líbano tem uma significativa comunidade brasileira, com aproximadamente 20 mil brasileiros residindo no país. O Ministério das Relações Exteriores estima que cerca de 3 mil desses cidadãos manifestaram o desejo de deixar a região, diante da intensificação das operações militares das Forças Armadas de Israel.
A operação de repatriação estava inicialmente marcada para sexta-feira, porém foi adiada devido às condições de segurança no Líbano. Os bombardeios israelenses se intensificaram, inclusive atingindo áreas próximas do aeroporto de Beirute, o que gerou preocupação e levou as autoridades brasileiras a revisarem o planejamento da operação.
Com a chegada do KC-30 à Beirute e a confirmação do sucesso da operação, os brasileiros que estavam aguardando ansiosamente por este momento poderão finalmente voltar para o Brasil, em um gesto de solidariedade e proteção por parte do governo brasileiro diante da situação delicada no Líbano.