Durante a cerimônia, será feita uma auditoria nos programas responsáveis por gerenciar o resultado das eleições, conhecidos como gerenciamento da totalização. Além disso, os sistemas de recebimento e processamento de arquivos das urnas eletrônicas também serão inspecionados.
Na noite do sábado, a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, fará um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, convocando os eleitores a exercerem seu direito ao voto.
Outro procedimento de auditoria que será realizado no dia da eleição é a chamada zerésima, que tem como objetivo garantir que não haja nenhum voto registrado na urna eletrônica antes do início da votação. Os mesários devem imprimir um relatório em todas as urnas eletrônicas antes do início da votação, comprovando que as mesmas estão zeradas.
O primeiro turno das eleições acontecerá no domingo, dia 6 de outubro, onde os eleitores votarão para vereadores e prefeitos. Em cinco municípios do país, estão previstas consultas populares durante o pleito.
Já o segundo turno poderá ocorrer em 27 de outubro em 103 municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum dos candidatos à prefeitura conseguir atingir a maioria dos votos válidos no primeiro turno.
Com mais de 155 milhões de eleitores aptos a votar em 5.569 municípios de todo o país, o horário de votação será das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília. É importante que todos os cidadãos exerçam seu direito democrático ao voto e participem ativamente do processo eleitoral.