São Paulo pode registrar o dia mais quente do ano com máxima de 37°C; Alerta de calor intenso em diversas regiões do país

Nesta quarta-feira (2), a cidade de São Paulo pode enfrentar o dia mais quente do ano, com previsão de máxima de 37°C, de acordo com a Climatempo. A maior temperatura registrada até o momento na capital paulista foi de 36,7°C, em 26 de setembro, superando a marca anterior de 36,5°C. Esse registro foi feito pelo Inmet na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da cidade.

A Climatempo também prevê altas temperaturas recordes para outras cidades do país, como Rio de Janeiro (40°C), Belo Horizonte (35°C) e Brasília (36°C) nesta quarta-feira.

O Brasil enfrenta, neste início de outubro, a oitava onda de calor no ano, e há um alerta de perigo potencial emitido pelo Inmet para diversas regiões, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Centro-Oeste. A cidade de Valparaíso, a cerca de 565 km da capital paulista, terá uma máxima prevista de 40°C para o dia.

Em Luís Antônio, região de Ribeirão Preto, onde foram registrados focos de queimadas, a previsão é de 39°C de temperatura e umidade do ar abaixo de 20% nos períodos mais quentes do dia. O Inmet emitiu alerta para baixa umidade relativa do ar, com índices chegando a 18%. Vale ressaltar que a OMS considera índices inferiores a 60% inadequados para a saúde humana.

A condição de temperaturas acima da média histórica permanecerá até a quarta-feira, quando uma frente fria chegará ao litoral, trazendo chuva e aliviando o calor. O Inmet prevê uma queda na temperatura máxima para 21°C na quinta-feira e 18°C na sexta-feira, com nova elevação para 25°C no sábado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo