Entre as grandes capitais do país, como Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus e Curitiba, os eleitores terão acesso gratuito ao transporte público para se deslocarem até os locais de votação. Em São Paulo, onde os ônibus já circulam gratuitamente aos domingos, a SPTrans anunciou que a frota será reforçada para atender a demanda durante o pleito eleitoral.
Algumas capitais como Salvador e Recife ainda não divulgaram seus planos para as eleições. No entanto, Espírito Santo, Paraíba e Rio Grande do Norte garantem tarifa zerada para todos os municípios. Mesmo com a decisão do STF no ano passado, que determinou a gratuidade do transporte urbano coletivo durante as eleições, algumas cidades ainda estão analisando a questão.
Enquanto o Congresso não editar uma lei que regulamente uma política de gratuidade do transporte público nos dias eleitorais, a regulamentação será feita pela Justiça Eleitoral. Em São Paulo, por exemplo, os ônibus operarão com a mesma frota dos sábados, totalizando 6.800 veículos, e os usuários deverão passar pela catraca utilizando o Bilhete Único.
O transporte gratuito também estará disponível em outras capitais brasileiras, com algumas adotando medidas específicas, como Belém liberando o acesso a terminais, estações e paradas de ônibus sem a necessidade de apresentar documentos. Em Belo Horizonte, todas as linhas de ônibus serão gratuitas, assim como o transporte coletivo intermunicipal e o metrô. Em Curitiba, a gratuidade valerá durante todo o dia, exceto para a Linha Turismo, que manterá a tarifa de R$ 50.
Vale ressaltar que a gratuidade do transporte público durante as eleições municipais é uma medida importante para garantir o acesso dos cidadãos aos locais de votação, promovendo a participação democrática no processo eleitoral.