Segundo informações da concessionária Linha Uni, apenas pouco mais de 10% das obras estão concluídas, e o travamento das perfurações na estação Bela Vista está contrastando com o ritmo das demais estações em construção. A tuneladora Maria Leopoldina, responsável pela escavação no trecho sul da linha, chegou recentemente à estação Higienópolis-Mackenzie e tem previsão de alcançar a 14 Bis ainda neste ano, após uma parada para revisão.
No entanto, o desafio da parada na estação Bela Vista, devido ao resgate arqueológico em andamento, pode ser um complicador, já que a estação seguinte, a 14 Bis, não está pronta para receber a tuneladora. Apesar disso, a concessionária afirma ter apresentado alternativas técnicas para acelerar as obras e contemplar a estação 14 Bis-Saracura, aguardando apenas o posicionamento do Iphan.
O governo de São Paulo, representado pelo governador Tarcísio de Freitas, assegura que a estação da Bela Vista não está descartada e que serão utilizadas técnicas semelhantes às da expansão da linha 2-verde do metrô. A expectativa é que o trecho entre as estações Brasilândia e Sesc-Pompeia inicie as operações em 2026, com o restante da linha, incluindo a estação 14 Bis-Saracura, previsto para 2027.
Apesar dos desafios geológicos e dos atrasos previstos no relatório da concessionária, o governo descarta a possibilidade de atraso na entrega da linha 6-laranja. Reuniões estão sendo realizadas entre governo, concessionária e Iphan para acelerar o processo de resgate arqueológico e garantir o avanço das obras, demonstrando o compromisso com a conclusão deste importante empreendimento de transporte público em São Paulo.