O mês de setembro, que se encerrou com chuvas abaixo da média em São Paulo, será marcado por um retorno gradativo das chuvas na primeira semana de outubro. No entanto, a partir da segunda metade do mês, a previsão é de que as chuvas se tornem mais regulares na região central do país. O sudoeste do Amazonas e do Pará, assim como o norte de Rondônia, também terão uma precipitação ligeiramente acima da média.
Por outro lado, a região Nordeste, norte de Minas Gerais e Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará terão chuvas próximas ou abaixo da média climatológica. Mesmo com as chuvas previstas para outubro, o mês ainda será marcado por temperaturas acima da média em algumas regiões, como Mato Grosso, oeste da Bahia, Piauí e Maranhão.
O mês de outubro começou com a oitava onda de calor do ano em várias partes do país. Na cidade de São Paulo, a máxima chegou a 33,8°C, segundo medições do Inmet. O instituto emitiu alertas de perigo por onda de calor para os estados de São Paulo e Minas Gerais, assim como para o Centro-Oeste. Além disso, São Paulo também recebeu um alerta de perigo devido à baixa umidade relativa do ar, que chegou a 21%.
A previsão é de que a máxima desta quarta-feira (2) em São Paulo chegue a 36°C, com a previsão de uma frente fria ao final do dia, o que irá provocar chuvas e amenizar o calor. Na quinta-feira (3), a temperatura máxima não deve passar de 21°C, trazendo um alívio para a população.
Com essa previsão do tempo para o mês de outubro, é importante que a população esteja atenta aos alertas e recomendações das autoridades meteorológicas para se proteger dos possíveis impactos das chuvas acima da média e das altas temperaturas.