Uma das novidades é a inclusão da reabilitação auditiva no CER de Maracanaú, no Ceará, ampliando ainda mais os serviços oferecidos. Além disso, haverá a adaptação de transportes sanitários utilizados para a locomoção das pessoas com deficiência dentro dos centros.
Para viabilizar essas ações, o Ministério da Saúde irá destinar mais de R$ 49 milhões, conforme informações divulgadas pela pasta. Esse investimento possibilitará o fortalecimento dos centros, que desempenham um papel fundamental na oferta de tratamentos auditivos, visuais, intelectuais e físicos, essenciais para a recuperação ou manutenção das habilidades funcionais das pessoas com deficiência.
Estima-se que no Brasil existam cerca de 18,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo mais da metade desse total formado por mulheres. Essa iniciativa do Ministério da Saúde visa proporcionar um atendimento de qualidade e mais acessível para essa parcela significativa da população que necessita de cuidados especializados.
Com a criação dos novos CERs e o aumento nos repasses para os centros já existentes, espera-se uma melhora significativa na assistência e na qualidade de vida das pessoas com deficiência em todo o país. Essa medida representa um avanço importante na área da saúde e da reabilitação no Brasil, contribuindo para a inclusão e o bem-estar desses indivíduos na sociedade.