Inicia-se hoje a nova rodada de pagamento da Bolsa de Retomada Cultural para agentes do Rio Grande do Sul em parceria com o Ministério da Cultura.

Inicia hoje (30) a mais recente rodada de pagamentos aos agentes culturais que estão participando da Bolsa de Retomada Cultural Rio Grande do Sul. Fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o programa beneficia os profissionais da cultura nos 95 municípios afetados pelo estado de calamidade.

A partir desta segunda-feira, os participantes que se inscreveram até o dia 22 de setembro em um dos cursos oferecidos pelo programa estarão recebendo a primeira parcela da bolsa. Aqueles que se inscreveram entre os dias 23 e 30 de setembro receberão o pagamento no dia 07 de outubro, desde que tenham completado as aulas, enviado a documentação correta e possuam a chave PIX válida.

Os agentes culturais terão direito a duas bolsas no valor de R$ 2.250 caso se inscrevam e concluam um dos sete cursos EaD oferecidos pelo IFRS, com duração de 70 horas. O pagamento das bolsas será feito através do PIX, utilizando o CPF do beneficiário como chave. É importante ressaltar que os participantes precisam finalizar o curso escolhido até 31 de outubro para garantirem o recebimento da segunda bolsa.

O cronograma de pagamentos é o seguinte: 30/09 para os inscritos até 22/09 e 7/10 a 11/11 para os inscritos entre 23 e 30/9 que já concluíram as aulas.

As inscrições para a Bolsa de Retomada Cultural Rio Grande do Sul se encerram hoje (30) e podem ser realizadas no site do MinC, com acesso utilizando o portal único gov.br e Identidade Digital Ouro ou Prata. Os cursos disponíveis para inscrição incluem temas como Planejamento e Gestão de Eventos Culturais, Administração e Gestão Financeira para Eventos, entre outros.

Após preencher os dados e escolher o curso desejado, é necessário fazer uma autodeclaração eletrônica confirmando que é agente cultural e que todas as informações prestadas são verdadeiras, sob pena de sanções legais. Dúvidas frequentes sobre o Programa Retomada Cultural RS podem ser esclarecidas no site do MinC.

Portanto, a nova rodada de pagamentos da Bolsa de Retomada Cultural Rio Grande do Sul traz benefícios e oportunidades para os agentes culturais do estado, contribuindo para a retomada do setor cultural que foi afetado pela crise.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo