Na quarta-feira (25), a umidade chegou a atingir 15% por volta das 15h, de acordo com o Inmet. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo registrou 14,9% na estação da Sé, na região central da cidade. A situação de clima seco e quente deve se manter ao longo do dia e também na sexta-feira (27), quando está prevista a chegada de uma frente fria de baixa intensidade.
A passagem dessa frente fria pode ocasionar pancadas rápidas e isoladas de chuva, mas a máxima prevista para sexta é de 28°C, segundo o Inmet. Essa mudança no tempo também pode trazer uma melhora nos níveis de qualidade do ar na Grande São Paulo, que estavam com índice péssimo em algumas regiões da cidade.
A previsão é de que o clima seco e quente prevaleça até novembro, com mais calor e menos chuva do que a média histórica para São Paulo. Essa situação coloca grande parte do território paulista em situação de emergência para incêndios nos próximos dias, incluindo a capital, de acordo com a Defesa Civil estadual. Além disso, a Marinha do Brasil emitiu um alerta de nevoeiro para parte do litoral sul de São Paulo durante a madrugada e manhã desta quinta-feira.
Diante desse cenário de calor intenso e baixa umidade, a população deve se manter atenta e adotar medidas de proteção contra os efeitos do clima seco, como a hidratação adequada e evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.