Segundo informações divulgadas, o prêmio é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e o Firjan Sesi, e contemplará um total de 66 escolas que apresentarem a maior diminuição percentual na taxa de evasão entre os anos de 2023 e 2024. Em caso de empate, será considerada vencedora a escola com o menor índice absoluto de abandono em 2024.
A avaliação dos resultados ficará a cargo da Divisão de Análise de Dados da Educação e Cultura e da Divisão de Avaliação da Educação e Cultura da Firjan SESI, tendo como base os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A premiação está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2025.
As escolas premiadas com o Prêmio Ouro, num total de 14, receberão um programa de imersão internacional para o gestor da instituição, além de materiais que visam auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos. Já as 52 escolas contempladas com o Prêmio Prata terão a oportunidade de participar de um Programa de Imersão Nacional para o Gestor.
De acordo com dados do Censo Escolar, o ensino médio é a etapa com maior incidência de repetência, atingindo 3,9%, e evasão, com 5,9%. Um estudo realizado pela Firjan SESI em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) demonstrou que meio milhão de jovens acima de 16 anos deixam a escola anualmente, o que evidencia a importância de iniciativas como o Prêmio Firjan SESI SEEDUC.