Artesanato de capim dourado é reconhecido como manifestação da cultura nacional pelo Senado em projeto aprovado pelo Plenário

O Senado Federal reconheceu o artesanato feito com capim dourado como uma manifestação cultural nacional. Na última quarta-feira (18), o Plenário aprovou o projeto de lei que concede esse título, o PL 5.021/2019, em uma decisão que foi comemorada pelos artesãos do Jalapão, no Tocantins. Para eles, o reconhecimento é fundamental para fortalecer a economia local e valorizar a tradição artesanal da região.

De autoria do deputado Vicentinho Júnior (PP-TO) e com relatoria do senador Eduardo Gomes (PL-TO), o projeto de lei teve um caminho de aprovação até chegar ao Plenário do Senado. Agora, o texto segue para a sanção do presidente Lula, que deverá confirmar o reconhecimento do artesanato com capim dourado como parte integrante da cultura brasileira.

O capim dourado é uma planta típica da região do Jalapão, conhecida por suas fibras brilhantes que são utilizadas na produção de peças artesanais únicas e tradicionais. O reconhecimento do Senado coloca em destaque a importância desse tipo de artesanato para a identidade cultural do país, além de promover a valorização dos artistas locais que dedicam seu trabalho à preservação dessa técnica artesanal.

Agora, com o título de manifestação da cultura nacional, os artesãos que trabalham com capim dourado no Jalapão terão mais visibilidade e incentivo para continuar produzindo suas belas peças, que encantam moradores e turistas que visitam a região. Espera-se que o reconhecimento oficial proporcione também oportunidades de negócio e desenvolvimento para a economia local, ampliando o alcance desse tipo de artesanato para todo o país e até mesmo para o exterior.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo