De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo, após previsão de chuviscos durante a madrugada, o sol deve aparecer entre muitas nuvens, favorecendo o aumento gradual das temperaturas. Nesta quarta, a temperatura oscilou entre 12°C e 24°C. Já na quinta-feira (19), prevê-se a aparição do sol entre nuvens, com os termômetros variando entre 14°C e 25°C, e sem previsão de chuva.
À medida que a temperatura avança, a máxima deve subir para 28°C na quinta e alcançar os 33°C na sexta-feira. Com a previsão de retorno do calor e possível baixa umidade do ar, a Defesa Civil de São Paulo colocou boa parte do estado em alerta de emergência para incêndios até domingo (22), com exceção do sul paulista e do litoral.
A Defesa Civil afirmou que equipes estão em prontidão, monitorando as áreas afetadas por queimadas, principalmente na região de Franca, onde a chuva tem sido escassa. Segundo a Climatempo, a previsão de chuvas moderadas em São Paulo é apenas a partir da metade de outubro. No entanto, há uma breve chance de alívio neste sábado (21), quando começa a primavera, com possibilidade de chuvas isoladas na cidade. Após esse breve refresco, os termômetros podem atingir os 34°C no domingo.