A principal justificativa dos defensores do retorno do horário de verão é a crise hídrica vivida pelo Brasil, que resultou em níveis críticos nos reservatórios das usinas hidrelétricas. Eles argumentam que a medida pode ser uma forma de economizar energia elétrica em um momento de extrema necessidade.
Rutelly Marques, renomado consultor legislativo do Senado com expertise na área de Minas e Energia, vem explicando detalhadamente a proposta de implementação do horário de verão. Ele ressalta a importância da medida, principalmente pela situação atual do sistema energético do país.
A expectativa é de que, caso a decisão seja a favor do horário de verão, sua implementação seja realizada de forma rápida e eficiente. Afinal, com a urgência da situação, é necessário agir de forma ágil para tentar minimizar os impactos da crise hídrica.
Portanto, nos próximos dias, o Brasil poderá ter uma definição sobre a volta do horário de verão, uma medida que divide opiniões, mas que, segundo especialistas, pode ser fundamental para garantir o abastecimento de energia no país. Resta aguardar os desdobramentos e as decisões que serão tomadas para enfrentar a grave situação energética que o Brasil enfrenta atualmente.