Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), três dos recapturados estavam usando tornozeleira eletrônica, e após uma análise no sistema de inteligência da PM, foi confirmado que eram detentos em saída temporária. A ação faz parte de uma operação realizada pela PM para coibir crimes de furto e roubo na região central de São Paulo.
Essa “saidinha” é a terceira do ano e faz parte de um total de cinco benefícios temporários concedidos aos detentos do regime semiaberto em São Paulo. Cerca de 33 mil presos deixaram as unidades prisionais do estado nesta terça-feira, com o benefício valendo por sete dias.
Durante a última saída temporária, entre 11 e 17 de junho, 677 detentos foram recapturados em todo o estado. Os presos que recebem esse benefício devem cumprir uma série de regras, como permanecer na cidade declarada à Justiça, não frequentar locais de uso de entorpecentes, não se envolver em brigas, entre outras restrições.
A saída temporária é concedida a detentos que tenham cumprido uma parte da pena estabelecida pela Justiça, e visa proporcionar uma oportunidade de reintegração social, desde que as regras sejam seguidas à risca. A recaptura dos presos que descumprem os requisitos estabelecidos faz parte do trabalho de fiscalização e segurança pública realizado pelas autoridades competentes.