Estudantes apontam barreiras à educação e cobram medidas contra evasão em novo PNE até 2034.

Durante a audiência pública realizada na Comissão de Educação (CE) nesta segunda-feira (16), representantes de uniões estudantis destacaram as principais barreiras que levam os alunos a abandonarem escolas e universidades. Além disso, cobraram a implementação de iniciativas de combate à evasão escolar no novo Plano Nacional de Educação (PNE), que está previsto para vigorar de 2024 a 2034.

O senador Flávio Arns (PSB-PR), que presidiu a reunião, ressaltou a importância da participação dos estudantes nas decisões escolares como forma de ajustar as instituições educacionais às expectativas dos alunos e, consequentemente, reduzir a evasão. Ele enfatizou a necessidade de escolas acolhedoras, onde os estudantes se sintam representados e valorizados.

O novo PNE, com duração de dez anos, propõe 58 metas para a educação no país, com 252 estratégias para alcançá-las. Atualmente, está em vigor o PNE 2014-2024, que foi prorrogado até o final de 2025 enquanto o projeto de lei é analisado no Congresso.

Um dos pontos abordados durante a audiência foi a necessidade de transformar a estrutura e o funcionamento das escolas públicas de educação básica. Representantes afirmaram que é preciso atrair os jovens e apresentar a educação como uma opção de vida, afastando a imagem de escolas que se assemelham a presídios.

Hugo Silva, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), defendeu a construção de escolas mais adequadas às necessidades dos estudantes, com infraestrutura que incentive a participação e o interesse dos jovens. Ele destacou a importância do PNE em estruturar as escolas de forma a torná-las mais atrativas e acolhedoras.

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