De acordo com informações da SSP (Secretaria da Segurança Pública), a tragédia ocorreu após o motorista ser fechado por outro veículo no trânsito, o que causou a colisão com a bomba de combustível e consequente explosão no local. O condutor foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Santo André para receber tratamento, enquanto o idoso, que estava calibrando o pneu de sua van no momento do acidente, também foi levado a um hospital da região para receber atendimento médico.
O local do acidente, que foi registrado na avenida João Ramalho, precisou ser bloqueado para o atendimento das vítimas e para a realização das avaliações necessárias. No entanto, por volta das 7h, a via foi liberada para o tráfego normal de veículos.
As autoridades locais já estão investigando o caso e o registraram como lesão corporal culposa na direção de veículo automotor no 1º DP de Mauá, solicitando perícia no local para apurar as circunstâncias do acidente e determinar as responsabilidades relacionadas ao ocorrido. A população local está chocada com a gravidade do acidente e espera por justiça e medidas de segurança para evitar que situações semelhantes voltem a acontecer.