A Cetesb utiliza cinco estágios para medir a qualidade do ar, que vão de boa a péssima, com base nos índices de poluentes presentes no ar. O principal poluente detectado é uma partícula fina com diâmetro de 2,5 micrômetros ou menos, que pode causar problemas respiratórios e de saúde, como doenças cardíacas e pulmonares.
A região da Ponte dos Remédios, na Marginal do Tietê, foi identificada como a área com a pior qualidade do ar nesta quarta-feira, com índice de 150. No dia anterior, a região mais poluída era a do bairro dos Pimentas, em Guarulhos. A previsão da Cetesb aponta que as condições meteorológicas nas próximas 24 horas não são favoráveis para a dispersão de poluentes, o que manterá a qualidade do ar predominantemente ruim, podendo chegar a muito ruim em alguns momentos.
Além disso, a Secretaria de Segurança Pública do estado informou que mais duas pessoas foram detidas por causarem incêndios em vegetação, totalizando 17 detenções desde o início dos incêndios. A Polícia Civil está investigando todos os casos.
Diante da piora na qualidade do ar, o governo estadual divulgou novas recomendações à população, como manter portas e janelas fechadas, usar máscaras apropriadas em áreas afetadas por queimadas e evitar atividades físicas ao ar livre. A Defesa Civil do Estado prorrogou o alerta de risco elevado de incêndios para todo o estado até sábado, devido aos focos de incêndio ativos em diversos municípios.
A previsão do tempo indica a chegada de uma frente fria no próximo fim de semana, trazendo alívio ao calor, mas as temperaturas devem permanecer elevadas, com possibilidade de chuva no domingo e segunda-feira. Após a passagem da frente fria, as temperaturas devem declinar, principalmente na região leste do estado.