Especificamente em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tebet destacou que este ficou abaixo das expectativas dos analistas de mercado. A ministra atribuiu essa queda ao recuo nos grupos de Alimentação e Bebidas e Habitação.
O resultado do IPCA de agosto ficou levemente abaixo da mediana das estimativas dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que indicava um aumento de 0,02%. As previsões variavam de uma queda de 0,07% a um aumento de 0,13%. Esses dados apontam para uma situação econômica favorável, com o controle da inflação e o crescimento de indicadores importantes como o PIB e a geração de empregos.
A ministra Tebet ressaltou a importância desses resultados positivos para a economia do país e reafirmou seu compromisso em manter as políticas que contribuam para o crescimento e desenvolvimento do Brasil. Este cenário favorável, segundo a ministra, mostra que o país está no caminho certo e que os esforços em direção a uma maior estabilidade econômica estão gerando resultados concretos.