A prisão de Neto ocorreu no último dia 23 de agosto, quando agentes do setor Operação de Fiscalização e Remoção da cidade de Boston efetuaram a detenção do acusado. O Tribunal Superior do Condado de Dukes havia emitido uma acusação contra o brasileiro pelo crime em janeiro, porém somente no mês passado o ERO Boston solicitou à corte a sua prisão.
A defesa do suspeito não foi localizada pela reportagem e a idade exata da vítima não foi divulgada. Neto entrou de maneira clandestina nos Estados Unidos pelo estado do Texas em março de 2018. Em fevereiro de 2023, foi preso por violência doméstica e condenado a um ano de prisão, que foi reduzido para 90 dias.
Todd Lyons, diretor do ERO Boston, afirmou em nota que Warley Neto representava uma ameaça significativa à segurança dos bairros, pois teria agredido repetidamente uma criança de Massachusetts. Este não é o primeiro caso de prisão de brasileiros em Martha’s Vineyard. Em novembro de 2023, um brasileiro de 37 anos condenado no Brasil por estupro de uma criança de cinco anos foi preso na região.
Segundo informações do governo, o homem estava ilegalmente no país e foi abordado numa blitz em West Tisbury, vila onde residia. Ele havia fugido do Brasil após ser condenado a 14 anos de prisão. Os casos de brasileiros envolvidos em crimes nos Estados Unidos chamam a atenção para a necessidade de um controle mais eficaz nas fronteiras e da importância da cooperação entre os países no combate a crimes dessa natureza.