No entanto, com a proibição dos celulares, Pedro relata que sua atenção nas aulas melhorou significativamente, resultando em um aumento surpreendente em suas notas. Ele passou de um conceito de desempenho regular insuficiente para bom, o que demonstra o impacto positivo da medida no seu desempenho acadêmico.
A coordenadora da escola onde Pedro estuda, Thaís Trindade, também observou essa melhoria no desempenho de outros estudantes, que passaram a compreender melhor as matérias, tirar melhores notas e se sentirem mais estimulados sem a distração dos celulares.
A proibição dos celulares nas escolas também gerou mudanças no comportamento dos alunos, que no início resistiram à medida, mas com o tempo passaram a compreender os benefícios. A diminuição de furtos, a melhoria na concentração em sala de aula e o estímulo para interações sociais mais saudáveis foram alguns dos benefícios citados pelos entrevistados.
Além disso, a proibição dos celulares nas escolas tem gerado debates em âmbito legislativo, com projetos de lei sendo discutidos para expandir essa medida para outras instituições de ensino. A proposta de banimento do uso de celulares por alunos em escolas está em análise pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo, unindo diferentes espectros políticos em torno dessa questão.
Essas mudanças indicam uma reflexão sobre o papel dos celulares no ambiente educacional e como a restrição do seu uso pode impactar positivamente o desempenho dos estudantes e a qualidade da educação.