A transferência dos presos foi motivada pela descoberta de um túnel na unidade do Instituto Penal Vicente Piragibe, que segundo autoridades, seria utilizado para uma possível fuga em massa de membros de uma facção criminosa. Diante dessa situação, os detentos foram levados para a Penitenciária Moniz Sodré, que conta com uma estrutura física mais segura e que dificulta tentativas de fuga.
A Seap informou que o Instituto Penal Vicente Piragibe passará por uma interdição temporária para que sua infraestrutura seja adequada. Dentre as medidas propostas estão a redução do diâmetro das tubulações, com o intuito de evitar futuras tentativas de fuga. A transferência dos detentos contou com a mobilização de 250 policiais penais, três ônibus, quatro furgões e 17 carros.
A secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Nebel, destacou que a operação foi mais uma ação bem-sucedida da Polícia Penal, que trabalha incansavelmente para garantir a segurança nas 51 unidades prisionais do estado e combater ações criminosas dentro do sistema penitenciário. Em nota à imprensa, Maria Rosa Nebel ressaltou o compromisso da Seap em preservar a ordem e a disciplina no sistema penitenciário fluminense.
A transferência dos detentos entre as unidades do Complexo Penitenciário de Gericinó reforça a importância das ações de segurança e manutenção da ordem dentro das unidades prisionais do estado do Rio de Janeiro.