O destaque fica para a capital do Mato Grosso, Cuiabá, que atinge a marca de 42ºC, sendo a cidade mais quente do país no dia de hoje. Outras capitais com temperaturas acima dos 30ºC incluem Rio Branco (36ºC), Porto Velho (39ºC), Manaus (36ºC), Boa Vista (36ºC), Belém (35ºC), Macapá (34ºC), Palmas (38ºC), São Luís (33ºC), Teresina (36ºC), Aracaju (31ºC), Campo Grande (37ºC), Goiânia (36ºC), Brasília (31ºC), Belo Horizonte (34ºC), Rio de Janeiro (31ºC) e São Paulo (31ºC).
Além das altas temperaturas, a baixa umidade do ar também é um problema em diversas regiões do país. A região Centro-Oeste, os estados de Tocantins, Rondônia e Minas Gerais sofrem com a seca. Parte do Norte e Nordeste, juntamente com São Paulo, Paraná e Santa Catarina (especialmente em municípios mais afastados do litoral), estão classificados em nível de “perigo potencial” pelo Inmet.
Diante desse cenário, é fundamental que a população se hidrate adequadamente, evitando desgastes físicos durante os períodos mais secos e exposição excessiva ao sol nos horários de maior calor do dia. Medidas simples como essas podem ajudar a reduzir os impactos causados pela falta de umidade no ar.