No sábado, cerca de 942 mil pessoas ficaram sem luz na capital paulista. Já na manhã de segunda-feira, moradores de bairros da zona leste de São Paulo tiveram o fornecimento de energia interrompido por quase duas horas devido ao incidente com pipas.
A Enel, concessionária responsável pelo atendimento na capital paulista, afirmou que uma rabiola de pipa atingiu a rede elétrica, provocando o desligamento. A normalização do fornecimento de energia ocorreu gradativamente até às 8h12, segundo a empresa. A Eletrobras, estatal do setor elétrico, elucidou que um curto-circuito provocado por uma pipa foi a causa do apagão do final de semana.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que irá realizar um Relatório de Análise de Perturbação para investigar os incidentes, com prazo de 40 dias úteis para conclusão. Os apagões afetaram diversos bairros das regiões leste, norte e central de São Paulo, além de seis bairros da região central de Guarulhos.
Após a identificação dos problemas, as empresas responsáveis atuaram para restabelecer o fornecimento de energia. A Eletrobras garantiu que a subestação Guarulhos foi religada e opera normalmente, tendo restabelecido o fornecimento ao sistema interligado nacional. Em relação aos clientes afetados, aproximadamente 650 mil em São Paulo e mais de 292 mil em Guarulhos tiveram o fornecimento de energia interrompido devido aos apagões causados por pipas na rede elétrica.