Em entrevista concedida por videoconferência, Rossieli explicou que foram adotadas medidas como a migração dos estudantes mais velhos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a implementação da progressão continuada, que evita a reprovação dos alunos a cada série, priorizando a aprovação ao final de ciclos de aprendizagem.
O secretário destacou ainda a importância de acreditar no potencial dos alunos e oferecer oportunidades de recuperação para aqueles que tenham dificuldades. Ele ressalta que a reprovação não deve ser encarada como uma solução, mas sim como um obstáculo para o desenvolvimento educacional dos estudantes.
Rossieli também fez críticas ao Ideb, indicador que considera limitado na avaliação das competências e habilidades dos alunos. Ele defende uma revisão do indicador, com a inclusão de novos aspectos, como a evasão escolar e a avaliação de outras competências além da proficiência em matemática e português.
Além disso, o secretário explicou que a redução no número de matrículas no ensino médio do Pará está relacionada à organização dos dados, que visa evitar a duplicidade de alunos matriculados em mais de uma escola. Já o aumento das matrículas na Educação de Jovens e Adultos é visto como uma oportunidade de incluir pessoas que não tiveram a chance de estudar anteriormente, contribuindo para a formação educacional da população paraense.
Em resumo, as políticas educacionais implementadas no Pará sob a gestão de Rossieli Soares têm proporcionado avanços significativos no sistema de ensino do estado, refletindo em melhorias no Ideb e na qualidade da educação oferecida aos estudantes. A abordagem pedagógica adotada pelo secretário reforça a importância de valorizar e incentivar o potencial de cada aluno, garantindo oportunidades de aprendizagem e crescimento.