As três melhores propostas do concurso serão premiadas com 50 mil francos suíços, aproximadamente R$ 325 mil. O objetivo do concurso não é necessariamente a implementação imediata das soluções vencedoras, mas utilizá-las como base para futuras pesquisas ou esclarecimentos adicionais.
De acordo com o Armasuisse, a tarefa é tão complexa que indivíduos privados que tenham ideias vencedoras precisarão unir forças com empresas para a possível implementação das soluções. Isso se deve aos riscos e desafios envolvidos na recuperação das munições submersas, que podem pesar até 50 kg e representam ameaças ao ecossistema dos lagos.
O governo suíço disponibilizou documentos para os interessados avaliarem a situação e apresentarem suas propostas até o dia 6 de fevereiro de 2025. As propostas serão avaliadas por um painel de especialistas, que incluem autoridades, institutos e instituições de ensino superior.
Essa não é a primeira vez que a Suíça tenta lidar com a recuperação das munições submersas. Em 2005, uma avaliação de técnicas de recuperação mostrou que as soluções disponíveis na época resultariam em turbulência de lodo e altos riscos para o ecossistema dos lagos. Portanto, a busca por soluções inovadoras e ecologicamente corretas é essencial para a preservação dos recursos hídricos do país.