A operação foi conduzida pelos agentes do Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar, que conseguiram identificar as drogas escondidas nos dutos mencionados. A carga apreendida, avaliada em R$ 1 milhão, foi resultado de uma ação realizada no último domingo.
Além disso, o governo informou que ao longo da semana outras três toneladas de drogas foram apreendidas na Maré, durante ações de demolição de construções irregulares. Uma dessas operações ocorreu na última quarta-feira, o que resultou na suspensão das aulas em 24 escolas da região.
A Polícia Civil também se pronunciou sobre o caso, revelando que as investigações indicam que a comunidade do Parque União na Maré é utilizada há anos para lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas. As autoridades estão apurando a possível participação de funcionários de órgãos representativos da comunidade nesse esquema ilegal.
A operação policial revelou que os criminosos designam pessoas para ocupar as unidades habitacionais com o intuito de dificultar as demolições. Na primeira fase da operação, foi constatado que cerca de 90% dos prédios estavam vazios, indicando a manipulação por parte dos traficantes.
Essa ação da polícia reforça a importância do combate ao tráfico de drogas e da parceria entre as forças de segurança para garantir a segurança e a ordem na região da Maré, um dos locais mais afetados pelo crime na cidade do Rio de Janeiro.