Os estudantes do IMT planejaram, construíram e pilotaram veículos Baja e Fórmula SAE elétricos a hidrogênio, com orientação de professores. Durante a competição, a equipe da Mauá Racing conseguiu vencer a maioria das provas, tanto estáticas quanto dinâmicas, acumulando mais de 929 pontos e se destacando no cenário nacional.
O coordenador das equipes de competições Baja, H2 e Fórmula SAE do Instituto Mauá de Tecnologia, Willian Kurilov, enfatizou o desempenho dos carros da equipe, destacando a excelente performance que resultou em mais um título para a Mauá Racing. Ele também mencionou que a adaptação dos veículos elétricos foi um projeto que surgiu durante a pandemia, com o apoio da empresa Ballard Power Systems, especializada em células de hidrogênio.
Além da equipe vencedora, a Unicamp Baja SAE, da Universidade Estadual de Campinas (SP), ficou em segundo lugar com 563,7 pontos, enquanto o terceiro lugar foi para a equipe UFABC Challenger Racing Team, da Universidade Federal do ABC, de Santo André, que obteve 423,7 pontos com um Fórmula movido a hidrogênio desenvolvido internamente na universidade.
O coordenador Kurilov ressaltou o pioneirismo do Brasil nesse tipo de projeto e elogiou a evolução dos veículos feitos pelos alunos a cada ano. A competição reuniu equipes de nove universidades do país e proporcionou uma oportunidade única para os estudantes aplicarem seus conhecimentos teóricos na prática, colocando em prática a criatividade e engenhosidade necessárias para o desenvolvimento desses veículos inovadores.