O Prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. Com duas edições por ano, em 2024, o MEC ofertou um total de 651.483 bolsas entre integrais (100%) e parciais (50%). O programa contou com a inscrição de 910.419 candidatos, totalizando mais de 1,8 milhão de inscrições considerando que cada participante pôde escolher até dois cursos.
Os candidatos pré-selecionados devem comprovar todas as informações prestadas no ato da inscrição, presencialmente ou virtualmente, até o dia 4 de setembro. A documentação deverá ser encaminhada para a instituição de educação superior escolhida e entregue ao coordenador do Prouni. Em seguida, a instituição deve disponibilizar um campo específico em seu site para o envio da documentação e emitir um comprovante de entrega.
Após esse período, a lista de espera será aberta para os interessados em bolsas integrais e parciais. Os candidatos deverão manifestar interesse nos dias 11 e 12 de setembro através do site do Prouni, com o resultado previsto para o dia 17 do mesmo mês. Para os pré-selecionados pela lista de espera, a entrega da documentação comprobatória será de 17 a 26 de setembro.
Criado em 2004, o Prouni tem como objetivo oferecer oportunidades de estudo para estudantes de baixa renda que não possuem diploma de nível superior. Para mais informações sobre o programa, o Ministério da Educação disponibiliza o telefone 0800-616161.