Segundo informações da Prefeitura, os veículos foram flagrados com entulho em suas caçambas, sendo que alguns deles estavam descartando lixo e entulho em pelo menos três ruas da região. Através do mapeamento das ruas alvo de descarte, realizado pelos funcionários da subprefeitura, e do acompanhamento feito pela Guarda Civil Metropolitana, os agentes públicos conseguiram identificar e monitorar os veículos envolvidos no crime.
A ação contou com o apoio das câmeras do programa Smart Sampa, instaladas pela cidade, e de drones equipados com visão de calor, que registraram as atividades dos infratores. A operação foi realizada sob o viaduto Pires do Rio, na altura da rua Melo Freire, parte do trecho conhecido como Radial Leste.
É importante ressaltar que a prática de descarte irregular de resíduos não é incomum na cidade de São Paulo. Os motoristas agiam de forma estratégica, esperando a remoção dos resíduos por agentes de limpeza antes de descartarem novamente, o que caracteriza o local como um “ponto viciado”.
Um dos guardas-civis afirmou que uma das vias mapeadas para o descarte irregular fica a apenas 200 metros de um ecoponto, espaço destinado para o descarte regular de resíduos. As irregularidades apresentadas pelos veículos apreendidos envolviam o transbordamento de carga das caçambas e a falta de comprovação do destino dos resíduos.
Diante disso, os proprietários dos veículos estão sujeitos a receber multas no valor mínimo de R$ 25 mil, conforme determinação da Prefeitura de São Paulo. A ação reforça a importância de combater o descarte irregular de lixo e de conscientizar a população quanto à correta destinação dos resíduos.