O evento premiou 14 projetos em seis categorias distintas: App, Game, Livro Digital, Lúdico Digital, Podcast e Projeto 360º. A cerimônia de premiação aconteceu na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em São Paulo e foi transmitida ao vivo pelo Youtube.
Os finalistas foram selecionados por um júri especializado em cada categoria, que também contou com a participação do público na votação. O festival envolveu diversas atividades como mostras audiovisuais, competição de obras digitais e interativas, incluindo games digitais, e-books, podcasts, projetos 360º ou apps, destinados a diversas plataformas como web, computadores pessoais, tablets e celulares. Além disso, foram realizadas atividades de atualização profissional, painéis e workshops com o objetivo de estimular a produção cultural audiovisual, digital e interativa para crianças.
Beth Carmona, produtora-executiva e especialista em projetos infantojuvenis, enfatizou a importância do festival como um espaço de discussão sobre a influência das telas na vida de crianças e adolescentes. Ela ressaltou a relevância dos temas abordados durante o evento e expressou orgulho em realizar mais uma edição do festival.
Vencedores de cada categoria, selecionados pelo Júri Profissional e pelo Júri Popular, foram divulgados durante a premiação. Destaques incluem o aplicativo Bebe Lume, o game Bella pelo Mundo, o livro digital Kai, Kai, la cuidadora de las aguas, o projeto de lúdico digital Gigantes web e o podcast Elas são feras! – Nise da Silveira, entre outros.
O Festival comKids 2024 reafirmou sua importância como um espaço dedicado à produção cultural voltada para o público infantojuvenil e promoveu a troca de conhecimento entre profissionais do setor, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento desse segmento tão crucial na sociedade atual.