O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para onda de calor, com perigo potencial para a saúde da população. Estima-se que as temperaturas fiquem cerca de 5°C acima da média por um período de dois a três dias. Caso a onda de calor persista por mais tempo, o grau de severidade do alerta poderá ser elevado para laranja e até vermelho, o máximo.
A área afetada pela onda de calor abrange diversas regiões, desde o norte do Rio Grande do Sul até partes de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Na cidade de São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) alerta para a previsão de forte calor e temperaturas acima dos 30°C durante as tardes. Além disso, a umidade do ar estará baixa, o que requer cuidados especiais com a saúde, principalmente de crianças e idosos.
Nesta sexta-feira, o tempo permanecerá aberto, sem chuva, com mínima de 13°C durante a madrugada e máxima prevista de 29°C à tarde. A umidade do ar estará em declínio, com valores próximos a 28%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices abaixo de 60% são prejudiciais à saúde humana.
No interior paulista, as temperaturas podem chegar perto dos 40°C em cidades como Presidente Prudente, Assis, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. A umidade do ar nessas regiões ficará abaixo dos 20%, exigindo cuidados extras como hidratação constante e evitar a prática de atividades ao ar livre nos horários mais críticos do dia.
A Defesa Civil estadual emitiu um boletim informando o risco máximo de incêndios em todo o estado devido à estiagem e o tempo seco. Medidas preventivas serão tomadas para evitar mais queimadas. A Baixada Santista é a única região onde as temperaturas devem se manter abaixo dos 30°C nos próximos dias.