De acordo com a FAB, a previsão é de que o relatório preliminar do acidente seja divulgado em 30 dias. A análise dos dois gravadores de voo, conhecidos como caixas-pretas, já teve início no Labdata, Laboratório de Análise e Leitura de Dados de Voo do Cenipa.
Após a conclusão da fase inicial no local do acidente em Vinhedo, a investigação entra agora na etapa de análise de dados. Neste estágio, serão examinadas todas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional, fatores humanos, bem como uma investigação detalhada dos componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura da aeronave.
O acidente aéreo em Vinhedo é considerado de alta complexidade e diversas hipóteses ainda estão sendo consideradas, sem que nenhuma conclusão definitiva tenha sido alcançada. Especialistas descartaram a possibilidade de congelamento das asas, afirmando que a aeronave modelo ATR 72-500 é seguro e não apresenta esse tipo de falha.
A empresa Voepass, antiga Passaredo, responsável pela aeronave, assegurou que todos os certificados e vistorias estavam em dia, com o último laudo realizado em junho deste ano. O avião decolou de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP), mas caiu em uma área residencial de Vinhedo antes de chegar ao destino previsto.
O trágico acidente chocou o país, e as autoridades continuam dedicadas a esclarecer as circunstâncias e os motivos que levaram à queda da aeronave, com o intuito de prevenir ocorrências semelhantes no futuro.