Uma das cidades mais atingidas foi Monte Verde, distrito de Camanducaia, em Minas Gerais, local conhecido por sua vocação turística para atrair visitantes em busca de temperaturas baixas. Lá, a mínima chegou a -2,9°C, marcando um dos registros mais baixos do dia. Já em Campos do Jordão, em São Paulo, a temperatura também despencou para -2,3°C, mantendo a tradição de frio nesse destino turístico.
Além dessas cidades, Castro (PR), Caçador (SC), São Mateus do Sul (PR) e Vacaria (RS) também se destacaram com temperaturas mínimas registradas abaixo de 0°C. No total, outras cinco localidades apresentaram valores congelantes, como General Carneiro (PR), Rio Negrinho (SC), Lages (SC), Maria da Fé (MG) e Major Vieira (SC).
Essas baixas temperaturas vêm acompanhadas de uma onda de frio que ainda deve persistir no início da semana, principalmente na região Sul do país. Segundo o Inmet, uma massa de ar frio mantém as temperaturas baixas e intensas geadas são esperadas para a terça-feira (13).
A região serrana de Santa Catarina também registrou queda de neve entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, de acordo com a Epagri/Ciram. Municípios como São Joaquim e Urupema foram os mais afetados, com temperaturas mínimas chegando a -4,6°C, tornando-se a menor temperatura do estado no domingo.
Com esses registros de temperaturas gélidas, os moradores e visitantes dessas regiões precisam estar atentos aos cuidados necessários para enfrentar o frio intenso e seguir as recomendações dos órgãos de meteorologia para se protegerem adequadamente.