Segundo a empresa Climatempo, esse cenário de massas de ar mais quentes sobre grande parte do Brasil já foi observado em julho, marcando boa parte do mês. Os moradores de São Paulo devem se preparar para manhãs frias, tardes quentes e baixa umidade do ar até o próximo sábado (10), quando uma frente fria com potencial de trazer chuvas se aproximará da região metropolitana.
Enquanto isso, no Rio Grande do Sul é esperada uma alteração no clima. Uma frente fria vinda do oceano trouxe chuvas para os estados do Sul do Brasil e para o Mato Grosso do Sul no último final de semana. A Defesa Civil emitiu um alerta para temporais, rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo na região. Existe a possibilidade de neve entre os dias 9 e 10 de agosto, especialmente nas áreas do Nordeste gaúcho e em regiões de maior altitude de Santa Catarina.
Enquanto o sul do Brasil se prepara para a chegada do frio e possíveis temperaturas baixas, os demais estados do país terão um período de tempo seco, o que é comum para esta época do ano, de acordo com a agência meteorológica. A previsão é de aberturas de sol em algumas cidades, porém sem uma melhora significativa no clima no Rio Grande do Sul. A região Sudeste também começará a sentir os efeitos da frente fria no próximo final de semana, com expectativa de chuvas e queda de temperatura.